quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

NOTÍCIA DA VISITAÇÃO DOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS


NOTÍCIA DA VISITAÇÃO DOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS

Capiberibe relata visita a comunidade Guarani-Kaiowá e pede solução urgente para conflitos
 


Da Redação

O senador João Capiberibe (PSB-AP) relatou em Plenário, nesta terça-feira (11), a visita realizada na véspera por um grupo de parlamentares a um acampamento Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, para avaliar os conflitos entre índios e fa
zendeiros. Fizeram parte da comitiva o próprio Capiberibe, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e os deputados federais Zequinha Sarney (PV-MA), Janete Capiberibe (PSB-AP), Erica Kokay (PT-DF), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Penna (PV-SP).



Capiberibe descreveu a situação no acampamento Pyelito Kue como degradante. Segundo o senador, os índios estão “praticamente encurralados” na margem do Rio Hovy, sem possibilidade de acesso fácil e de contato com as comunidades do entorno. Ele disse que os índios estão “assustados e temerosos com sua integridade física”.




O senador observou, no entanto, que após conversas com fazendeiros sentiu a possibilidade de um entendimento.




– Há uma tendência a procurar uma solução para esses conflitos, tanto de parte das comunidades indígenas, que sofrem e que vivem em condições de extrema precariedade, como também dos fazendeiros que, de boa-fé, ocuparam essas áreas – disse.



Para Capiberibe, o maior responsável pelos conflitos no Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro, que teria outorgado títulos de propriedade em terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas. Ele defendeu o pagamento de indenização aos fazendeiros, não só pelas benfeitorias, mas também pela própria terra. 



Em relação à situação dos índios, o senador ressalatou a urgência de medidas de curto prazo, como acesso a escolas e garantia de assistência à saúde.
- A outra ação é buscar, finalmente, uma solução definitiva, para devolver a terra a essas comunidades, a terra que foi usurpada pelo Estado brasileiro, na hora em que o Estado brasileiro levou os agricultores para aquela região e lhes garantiu um título que não poderia garantir - disse.




Agência Senado


(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

0 comentários:

Postar um comentário